Terça-feira, 4 de Março de 2008
As origens – O amor, fez homenagear o pai



O dia do Pai parece ter origem nos Estado Unidos da América.

Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, estava a ouvir um sermão dedicado às mães, e pensou que também gostaria de homenagear alguém. Esse alguém seria o seu pai, valoroso soldado da guerra civil, que teve o infortúnio de perder a esposa quando esta dava à luz o sexto filho. Fica então claro que esse homem, teve de criar 6 filhos sozinho, (se agora já não seria fácil), para a época (início do século XX), era tarefa para mulheres e só um homem com clareza de espírito o conseguiria fazer.

 

Orgulhosa deste facto, Sonora enviou um petição à associação Ministerial de Spokane e pediu auxilio a uma outra associação de jovens locais, e assim conseguiu que no dia de aniversário de Jonh Dodd, 19 de Junho de 1910, fosse celebrado o primeiro dia de Pais norte americano.

 

 

A partir daí a comemoração espalhou-se por todo o estado de Washington , ate que em 1924 o presidente Calvin Coolidge, criou a ideia de um Dia dos Pais nacional e em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais .


 

Em Portugal, as ligações católicas, fizeram com que este dia seja comemorado a 19 de Março, dia de S. José. (também se diz que é uma boa data para o comércio…).


E por falar em comércio,  já vos disse que o que vou oferecer no dia do Pai. Pensei até em nem lhe dar nada, mas como explico no post seguinte, acho que vamos passar uma bela tarde juntos, por isso optei pelo carro, agora voces pensem naquilo que o vosso pai gosta.



 




publicado por jo às 10:35
link do post | comentar | favorito

links